Restituição do IMPOSTO DE RENDA já está sendo paga pelos bancos brasileiros; veja a lista
A antecipação da restituição do Imposto de Renda já pode ser solicitada pelos brasileiros que se enquadram nos critérios. Veja se você pode sacar.
A restituição do Imposto de Renda é o valor que o governo devolve aos contribuintes que pagaram mais imposto do que o devido ao longo do ano. Brasileiros que comprovaram despesas com saúde e educação também têm direito.
Geralmente, a restituição do Imposto de Renda é paga em lotes, sendo que o último lote é liberado no final do ano. Por essa razão, alguns bancos oferecem um empréstimo, como de antecipar esse valor.
Quem pode pedir a antecipação da restituição do Imposto de Renda?
A antecipação da restituição do Imposto de Renda é um tipo de empréstimo onde o banco libera o valor referente à restituição antes que ela seja creditada pela Receita Federal.
Os bancos geralmente liberam até 100% do valor da restituição, descontando o valor do crédito assim que a restituição é depositada na conta do cliente.
Aqui estão alguns dos principais bancos que oferecem essa modalidade de crédito e suas condições.
Banco do Brasil
O empréstimo pode ser contratado por correntistas e as taxas de juros variam. O valor máximo liberado é de R$ 50 mil.
Bradesco
As taxas de juros também variam e o valor do crédito é de até 100% do valor da restituição do Imposto de Renda. É necessário ser correntista para contratar.
Caixa Econômica Federal
A antecipação da restituição do Imposto de Renda também é destinada aos correntistas, com juros de, a partir de, 1,78% ao mês. O valor do crédito é de até 75% da restituição.
Santander
Os juros são de, a partir de, 2,79% ao mês. O crédito é liberado para correntistas, com até 100% do valor da restituição.
O que você deve considerar antes de optar pela modalidade
A antecipação da restituição do Imposto de Renda pode ser uma opção interessante em situações de extrema necessidade, como despesas médicas não previstas ou para substituir dívidas com juros mais altos.
No entanto, é fundamental considerar alguns pontos antes de optar por essa modalidade, como as taxas de juros, que podem ocasionar em uma diminuição do valor recebido pelo contribuinte.
Além do mais, ainda existe o risco da malha fina – que atrasa ou suspende o pagamento da restituição do Imposto de Renda.
Como saber se eu posso receber a restituição do Imposto de Renda?
Conforme já mencionado, brasileiros que pagaram mais do que o devido à Receita, podem receber a restituição do Imposto de Renda. Além do mais, quem comprovou gastos com saúde e educação, também tem direito.
A consulta pode ser feita no site da Receita: https://www.gov.br/receitafederal/pt-br